domingo, 11 de outubro de 2009

Não compre cães e gatos: Adote!


Todos os anos centenas de animais são jogados nas ruas, e, se não encontram um dono, morrem em menos de um ano, de doenças, atropelamento, ou vítimas da maldade humana.

Adotar um animal é um ato de amor gratificante. Sua companhia não só preenche nossa vida cotidiana de alegrias, como nos traz muitos outros benefícios. Pesquisas científicas comprovam que quem tem um animal de estimação vive mais e melhor.

Diariamente, centenas de animais são abandonados em todo mundo. Nas grandes capitais, o número é maior. Ainda que seja crime previsto pela lei federal, as pessoas se desfazem dos seus animais como se fossem sacos de lixo.

O abandono tem dois motivos:
A principal delas é a reprodução descontrolada dos animais. Os animais domésticos que não são castrados cruzam e as crias indesejadas são jogadas nas ruas pelos próprios donos dos animais. Os que não morrem, acabam nas mãos do Centro de Controle de Zoonoses ou Ongs.
A prefeitura gasta muito mais para matar esses animais do que se mantivesse um programa de controle populacional.

A outra causa do abandono é que as pessoas muitas vezes compram animais de estimação e não estão preparadas para um compromisso que deve durar uma vida toda. Quando o gato ou cachorro ficam doentes, crescem demais, ou dão trabalho, as pessoas os descartam. A verdade é que não se abandona um animal, nunca, em hipótese nenhuma.

A Dica Digna é: Ter um cão ou gato dá trabalho, mas é gostoso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário